Pesquisar este blog

19 abril 2011

A Historia do Cine Sereia!


O Grupo Nzinga de Capoeira Angola foi contemplado no 

edital Cine + Cultura, do governo federal, no ano de 2009. 

Cine Sereia só passou a existir de fato em março de 2010, 

quando chegaram os equipamentos. A nossa primeira sessão 

foi realizada uma semana depois disso, no 

dia 18 de março de 2010. Enquanto esperávamos os 

equipamentos, fizemos varias reuniões de articulação com a 

AMAS (Associação de Moradores do Alto da Sereia), onde 

articulamos a divulgação escolhemos o melhor 

horario e dia da semana para a comunidade desfrutar 

da melhor maneira possivel aquele bem cultural. O "Nzinga", como carinhosamente chamamos o Instituto Nzinga de Estudos da Capoeira Angola e de tradições Educativas Bantu no Brasil (INCAB), entidade sem fins lucrativos e de interesse publico, atua já há 16 anos na manutenção de valores da tradição angoleira da capoeiragem, reconhecendo os fundamentos da herança africana nesta expressão cultural, e através desta, "pontes" para reconexões historicas entre a capoeira de angola, candomblé e o samba, ao mesmo tempo em que grita contra todas as formas de discriminação e preconceitos, tendo tambemvoz ativa na luta pela causa feminista. 

Bom, o Cine Sereia surge desse contexto de militancias diversas. O Nzinga está inserido numa comunidade que está encravada no meio de dois bairros "de bacanas", o Rio Vermelho e Ondina. A comunidade do Alto da Sereia é uma das poucas em Salvador que é reconhecida pelo Ministerio das Cidades como remanescente de quilombolas. O principal publico do Cine Sereia é composto por crianças e jovens, com idades que variam entre 4 a 16 anos. Os adultos vieram nas primeiras sessões. Depois, 
tentamos contemplar pelo menos dois dos segmentos: as crianças e os adolescentes. As crianças, no decorrer do tempo, mostraram-se mais fieis e assíduas às sessões do cine. Quando ainda tentávamos seduzir os adolescentes, muitas vezes tivemos que barra as crianças na porta e isso foi triste e motivo de muitos choros. As coisas foram fluindo depois, de modo que a maioria vencesse, e as crianças venceram. Hoje, algumas mães chegam no andar de baixo e mandam seus filhos subirem a escada sem nem sequer subir lá. De alguma maneira, a relação de confiança se estabelece, mas este ano estamos bolando umas estrategias para atrair as mães tambem. O trabalho com a capoeira reforça muito a nossa ação no cine, assim como o inverso tambem é verdadeiro. Acabamos de completar o primeiro ano de funcionamento e arriscaria a dizer que fomos bem sucedidos até agora. Adquirimos experiencia, pois não tínhamos absolutamente nehuma. O futuro promete!

Nenhum comentário: